sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Que &%^@# é essa???

Anteontem, dia 22, foi o primeiro dia de atividades do Ronda do Quarteirão nos bairros que foram selecionados para o projeto piloto - reparem que eu até mudei a enquete... E os leitores fortalezenses acordaram hoje confusos. Afinal, o Ronda passou ou não no Bom Jardim? Segundo O Povo, sim, e despertou a curiosidade e a esperança da população daquele bairro. Já de acordo com o Diário do Nordeste, só passou lá para o fim do dia e frustou as pessoas. Afinal, o que foi que aconteceu?

No jornalismo, trabalha-se com a retratação da realidade - temos de reportar aquilo que vemos, acompanhamos e presenciamos. Parece-me que as duas repórteres - Raquel Chaves, do O Povo, e Nathália Lobo, do Diário do Nordeste, viram duas realidades completamente diferentes. Confesso que fiquei muito intrigada com essa situação e ainda continuo cheia de dúvidas.

Não é a primeira vez que os dois jornais lançam duas faces diferentes de um mesmo mote. Outro dia, isso aconteceu com a ida do secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, à Assembléia Legislativa. Para O Povo, a manchete foi o anúncio de um pacote de reformas no setor; para o Diário do Nordeste, o secretário previu grave crise na área. Foram enfoques diferentes, visto que o secretário tratou de ambas as coisas, sendo que os repórteres optaram por manchetes diferentes.

Mas o caso do Ronda foram antagônicos: uma repórter viu o Ronda, a outra não viu. Finalizo o post da forma como comecei: que &%^@# é essa???

Leia as matéiras do O Povo e do Diário do Nordeste e tire suas próprias conclusões

Nenhum comentário: