quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O mundo está falando. Você está ouvindo?

O título deste post é o slogan do site Global Voices, que reúne artigos de pessoas de todos os cantos do mundo. Dentre os países representados, quero destacar um: Paquistão, o que está hoje na capa dos jornais por conta do assassinato da ex-primeira ministra e líder política Benazir Bhutto. Na quele país, o presidente Pervez Musharraf impôs grandes restrições à prática do jornalismo. Para não se calar, o povo fala através de blogs - são esses os principais veículos de notícias do país. Mesmo assim, os censores encontraram uma forma de agir contra as vozes e bloquearam o IP de sites provedores de blogs como o Blogspot - este de que me utilizo. Felizmente, a ação pôde ser revertida pelo grupo que gerencia o site, Google Inc., que modificou o IP de forma que os blogs sejam novamente acessados.

A força de vontade do povo paquistanês me fez ponderar. Quando nos encontramos em situações de emergência, conseguimos nos superar utilizando as mais variadas ferramentas que tivermos nas mãos. Enquanto a maioria de nós utiliza o blog para dividir nossos pensamentos subjetivos e afagar nossa vaidade e amor próprio, povos injustiçados como o do Paquistão expressam sua indignação e protesto. A Imprensa é mesmo um poder muito machucado...

Confira os blogs Don't Block the Blog e Teeth Maestro, que tratam de assuntos do Paquistão, dentre eles a questão da censura à imprensa.

Nenhum comentário: