quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Deus os abençõe...


Antes mesmo de 9 horas, o plenário da Assembleia Legislativa estava lotado. Bom para o povo ter seus representante reunidos naquele espaço de onde devem sair decisões importantes... até se descobrir o real motivo: a comemoração do aniversário do presidente da Casa, Domingos Filho. O homi era só sorrisos, todo lisonjeado. Afinal, tinha bolo, o padre rezara a missa dentro do plenário diante do crucifixo gigante pregado na parede e todo o ritual estava sendo transmitido em TV aberta. Cerca de uma hora de programação importantíssima para os brios do deputado e inútil para os três milhões de fortalezenses. Como bem ponderou o jornalista Daniel Sampaio, do O Povo, já pensou se todos os deputados resolverem querer uma festa desse naipe? Pelo menos é um motivo para fazer com que a maioria deles fique no plenário.
Em tempo: já reparararan que a TV Assembléia só usa plano fechado em suas transmissões da sessão? É justamente porque o plenário fica tão vazio que a voz de quem se pronuncia - mesmo usando microfone - chega faz eco. Ontem, depois da festinha, ficaram uns cinco gatos pingados - e mesmo assim, conversando com outros, atendendo o celular...

Minino réi arengueiro

Para completar o dia feliz, ainda teve discussão entre dois deputados. Carlomano Marques (PMDB) e Augustinho Moreira (PV) quase se pegam por causa de um mal entendido - quiçá por causa de besteira. O peemedebista se pronunciava a respeito de uma matéria publicada no Diário do Nordeste que repercutia a declaração do presidente da Câmara dos Vereadores, Tin Gomes, de que a AL discutia mais os problemas de Fortaleza que os do Ceará como um todo e que isso visava atacar à prefeita Luizianne Lins.

No fim desse pronunciamento, chegou Augustinho Moreira, que, mesmo pegando a história pela metade, não titubeou em botar a boca no microfone para dizer que o colega estava usando o tempo da tribuna para atacar Tin Gomes. "Vossa Excelência não sabe ler não?", indagou o outro. Isso feriu profundamente os brios do deputado do PV. "Vossa Excelência está me atacando me chamado de analfabeto! Eu não aceito esse tipo de provocação!", esbravejou, como o dedo em riste. "Não aponte o dedo pra mim não! Se enxerga, rapaz!" Os ânimos ficaram tão exaltados que assessores tiveram de levar Augustinho Moreira para fora do plenário. Minutos depois, correria para ver o que acontecia no corredor. Segundo um assessor da AL, o deputado do PV passou por Carlomano Marques soltando piada quando um dos assessores deste deu um empurrão naquele.

"Ele poderia ter perguntado se eu não tinha lido a matéria, mas não se eu sabia ler", lamentou Augustinho Moreira depois, com os ódios mais abrandados. Domingos Filho ficou de chamar os dois para a conversa e dar-lhes um bolo de palmatória em cada mão.
* foto retirada do site da Assembléia Legislativa

Nenhum comentário: